Pular para o conteúdo principal

Entre Aspas 1| Curiosidade: O Manuscrito Voynich

O Manuscrito Voynich é um misterioso livro manuscrito e ilustrado que muitos historiadores e criptógrafos vem tentando decifrar.
Conhecido como "o livro que ninguém consegue ler", o manuscrito Voynich tem sido objeto de intenso estudo por parte de muitos criptógrafos amadores e profissionais, incluindo alguns dos maiores decifradores norte-americanos e britânicos ao tempo da Segunda Guerra Mundial (todos os quais falharam em decifrar uma única palavra). Esta sucessão de falhas transformou o manuscrito Voynich num tema famoso da história da criptografia.
Apesar disso, estudiosos acreditam que o livro seja um compilado de saberes medicinais que, por poderem ser confundidos com bruxaria pela Santa Inquisição, tiveram que ser codificados. A alta qualidade dos pigmentos minerais e do pergaminho também reforça a tese de que o manuscrito poderia guardar um conhecimento precioso.

Apesar do nome, o autor ainda é desconhecido. “Voynich” é o sobrenome do livreiro Wilfrid Michael Voynich, que, em 1912, adquiriu o manuscrito no interior da Itália. Após sua morte, o item foi parar na Universidade Yale, EUA, onde é estudado até hoje. Pelos cálculos feitos com testes de carbono 14, acredita-se que o livro tenha sido escrito há cerca de 600 anos. Antes de ser comprado por Voynich, especuladores acreditam que o livro tenha passado por diversos outros donos. Uma teoria dizia que o livro foi uma fraude do mago e astrólogo inglês Edward Kelley para enganar o rei Rodolfo II do Sacro Império Romano-Germânico, que sofria de depressão e era entusiasta das pesquisas medicinais.
O material possui aproximadamente 35 mil palavras escritas em um misterioso alfabeto, que é considerado único.
Do alfabeto usado, foram reconhecidas entre 19 e 28 do que seriam possíveis letras. Mas, essas letras não possuem nenhuma ligação com os alfabetos conhecidos.
Outro fato que intriga os pesquisadores é que o manuscrito não possui erros ortográficos, que seriam evidenciados por palavras riscadas. Esta é uma característica que o difere de todos os outros manuscritos antigos encontrados.

AS SEÇÕES
O manuscrito de Voynich é dividido em 5 seções:
Parte 1: Com ilustrações de mais de 110 plantas desconhecidas;
Parte 2: Composta por 25 diagramas que estão relacionados à astronomia e astrologia, com representações de estrelas e signos do zodíaco;
Parte 3: Diversos desenhos de mulheres, sendo que na maioria deles elas estão imersas em uma espécie de vaso;
Parte 4: Possui muitos desenhos de frascos parecidos com os usados antigamente em farmácias. Há ainda desenhos de raízes e do que se pensa ser ervas medicinais.
Parte 5: Não contém nenhuma imagem, apenas textos e segue até o final do manuscrito.
Uma análise feita com radiações infravermelha no manuscrito revelou uma assinatura bastante apagada, mas ainda legível de Jacobri a Tepenece. A assinatura pode fazer referência ao alquimista , que morreu em 1622.
Jacobus recebeu o título de Tepenece apenas em 1608 e por isso, levanta-se a hipótese de que o manuscrito tenha sido criado após esse ano.
Há uma teoria que diz que o manuscrito foi escrito pelo próprio Voynich que queria ganhar dinheiro com o material.
De fato o livro até hoje é um grande mistério que intriga todos que tentam decifrar.

É isso galera, um forte abraço e até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panorama Oculto| 5 Rituais de Invocação de Demônio

Depois de uma semana estou retornando as postagens normal. Espero que gostem. A invocação de demônios para conseguir coisas mundanas é um fato para os crédulos. Cada um tem sua especialidade e pode ajudá-lo em algum ponto da vida. Esses são alguns dos rituais que, se você quiser, pode fazer para invocá-los. 1- Succubus ou Incubus Eles são os demônios que têm seu poder associado aos sonhos e à sexualidade. Succubus é um de forma feminina e Incubus de forma masculina. O conjuro deles é para se ter uma noite cheia de sonhos eróticos e sensuais. Para o ritual é necessário uma vela preta e uma vermelha, um incenso de canela e uma folha de papel branca. Una as duas velas com as ceras e coloque-as em um prato raso no quarto em que você for dormir. Escreva em círculo em uma folha branca "Eu (seu nome e apelido) invoco e dou autorização a espíritos sexuais que assumam uma aparência cativante de meu gosto nos meus sonhos e me proporcionem momentos de prazer intenso nesta noite. Assi...

Pompeia - A Grande Cidade Destruída Pelo Vesuvio

Pompeia ou Pompeios foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. No ano de 79 o vulcão Vesúvio entrou em uma erupção violenta, provocando um forte terremoto e expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica. Pompeia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas. A cidade se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga. Espantosamente os corpos das vítimas haviam se transformado em...

Panorama Oculto| A Lenda das Caçadas Selvagens

A Crônica anglo-saxônica, uma das primeiras e mais importantes histórias dos anglo-saxões, descendentes das mesmas tribos germânicas como os nórdicos e compartilhavam do mesmo corpo de tradição religiosa, registra o seguinte evento como tendo acontecido em d. C 1127 : "Que ninguém se surpreenda com o que estamos prestes a relatar, pois era comum a fofoca no campo que, depois de 6 de fevereiro, muitas pessoas viam e ouviam um grito inteiro de caçadores. Eles cavalgavam em cavalos negros enquanto seus cães eram escuros com olhos hediondos. Isso foi visto no "Deer Park" da cidade de Peterborough, e em todos os bosques que se estendem desde o mesmo lugar até Stamford. Durante toda a noite os monges os ouviam soar seus chifres. Testemunhas confiáveis que vigiavam durante a noite declararam que talvez houvesse vinte ou mesmo trinta deles nessas caçadas selvagens'" Esta horda espectral e noturna é conhecida como "Caçada Selvagem", que foi registrada no ...