Pular para o conteúdo principal

Entre Aspas 1 | Curiosidade: Mitologia - As Górgonas

Minha paixão por mitologia já não é mais novidades, por isso venho trazer pra vocês meus caros leitores mais uma curiosidade da mitologia, as górgonas.
Górgona é uma criatura da mitologia grega, representada como um monstro feroz, de aspecto feminino, e com grandes presas. Tinha o poder de transformar todos que olhassem para ela em pedra, o que fazia que, muitas vezes, imagens suas fossem utilizadas como uma forma de amuleto. A górgona também vestia um cinto de serpentes entrelaçadas.
Na mitologia grega tardia, diziam-se que existiam três górgonas: as três filhas de Fórcis e Ceto. Seus nomes eram Medusa, "a impetuosa",Esteno, "a que oprime" e Euríale, "a que está ao largo".

Ates de terem sofrido as mudanças, elas eram belas e isso fez com que os deuses se irritassem em especial a deusa Atena que ao ver que a beleza que as filhas de Fórcis e Ceto possuíam era igual a sua ela ficou com medo de terem a mesma aparência dela e apresentar comportamento hostil que era tão diferente do apresentado por Atena. Deformou-lhes a aparência, seus cabelo se transformaram em ninhos de serpentes que a todo momento picavam os rostos das irmãs, e seus dentes foram transformados em presas de javali, suas mãos e pés se tornaram bronze frio e pesado, cobriu suas peles com escamas e para finalizar fez com que todos que contemplassem seus olhos seriam petrificados. Assim o belo olhar das Górgonas fora transformado em algo perigoso.

Poseidon teve um caso com Medusa que mesmo depois de ter sido transformada em um monstro por Atena ainda se mostrava bela, então Poseidon a possuiu fazendo com que isso chegasse até Atena. Atena sabendo disso tirou a imortalidade de Medusa deixando apenas as irmãs Euriale e Esteno imortais, como punição pelo que havia feito com Poseidon.


É isso galera, espero que gostem. Não se preocupem pois iremos falar mais a frente sobre Medusa, um forte abraço e até a próxima.


*com informações de fontes:
mlitologia grega; história suprema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panorama Oculto| 5 Rituais de Invocação de Demônio

Depois de uma semana estou retornando as postagens normal. Espero que gostem. A invocação de demônios para conseguir coisas mundanas é um fato para os crédulos. Cada um tem sua especialidade e pode ajudá-lo em algum ponto da vida. Esses são alguns dos rituais que, se você quiser, pode fazer para invocá-los. 1- Succubus ou Incubus Eles são os demônios que têm seu poder associado aos sonhos e à sexualidade. Succubus é um de forma feminina e Incubus de forma masculina. O conjuro deles é para se ter uma noite cheia de sonhos eróticos e sensuais. Para o ritual é necessário uma vela preta e uma vermelha, um incenso de canela e uma folha de papel branca. Una as duas velas com as ceras e coloque-as em um prato raso no quarto em que você for dormir. Escreva em círculo em uma folha branca "Eu (seu nome e apelido) invoco e dou autorização a espíritos sexuais que assumam uma aparência cativante de meu gosto nos meus sonhos e me proporcionem momentos de prazer intenso nesta noite. Assi...

Pompeia - A Grande Cidade Destruída Pelo Vesuvio

Pompeia ou Pompeios foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. No ano de 79 o vulcão Vesúvio entrou em uma erupção violenta, provocando um forte terremoto e expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica. Pompeia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas. A cidade se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga. Espantosamente os corpos das vítimas haviam se transformado em...

Panorama Oculto| A Lenda das Caçadas Selvagens

A Crônica anglo-saxônica, uma das primeiras e mais importantes histórias dos anglo-saxões, descendentes das mesmas tribos germânicas como os nórdicos e compartilhavam do mesmo corpo de tradição religiosa, registra o seguinte evento como tendo acontecido em d. C 1127 : "Que ninguém se surpreenda com o que estamos prestes a relatar, pois era comum a fofoca no campo que, depois de 6 de fevereiro, muitas pessoas viam e ouviam um grito inteiro de caçadores. Eles cavalgavam em cavalos negros enquanto seus cães eram escuros com olhos hediondos. Isso foi visto no "Deer Park" da cidade de Peterborough, e em todos os bosques que se estendem desde o mesmo lugar até Stamford. Durante toda a noite os monges os ouviam soar seus chifres. Testemunhas confiáveis que vigiavam durante a noite declararam que talvez houvesse vinte ou mesmo trinta deles nessas caçadas selvagens'" Esta horda espectral e noturna é conhecida como "Caçada Selvagem", que foi registrada no ...