Pular para o conteúdo principal

Entre Aspas 1 | Dentro das telas esconde mistérios: 5 pinturas macabras

As pinturas guardam grandes segredos, pra descobrir tem que olhar com os olhos do pintor. Vamos conhecer 5 pinturas com suas histórias macabras.

Judite e Holofernes- Artemisia Gentileschi
Inspirado pela trágica história bíblica, onde Holofernes é decapitado por Judite, Caravaggio, trouxe para a tela todo o drama e realismo do ocorrido. A representação do artista ganhou uma versão de Artemisia Gentileschi, que mostrou uma luta ainda mais violenta e física entre o casal de amantes. A Judite de Artemisia está mais determinada em cortar a cabeça de Holofernes.

A Balsa da Medusa- Théodore Géricault
“A Balsa da Medusa” é um dos trabalhos mais conhecidos do artista romântico francês Théodore Géricault. A obra de arte retrata a vida dos sobreviventes de um naufrágio que tentaram pedir ajuda sinalizando para um navio no horizonte. O incidente em si foi devastador, foi tipo aqueles que a galera fica à deriva e rola canibalismo. O acidente ficou conhecido porque além da desgraça, o capitão do barco abandonou tudo e não quis saber da tripulação e dos passageiros. Na esperança de lançar a sua carreira, Géricault começou a pintar a sequência do acidente com dedicação obsessiva. Seu trabalho foi baseado em entrevistas com sobreviventes, maquetes da jangada e viagens para o necrotério e hospitais. Muitas vezes, o artista pegou restos humanos emprestado para um estudo anatômico e logo Géricault acumulou uma coleção de partes de corpos para ajudar no seu trabalho.

Dante e Virgílio No Inferno- William-Adolphe Bouguereau
“Inferno” é a primeira de três partes do poema de Dante Alighieri na Divina Comédia. Escrito no início do século XIV, o inferno é descrito com nove círculos de sofrimento localizados dentro da Terra. O pintor francês William-Adolphe Bouguereau, capturou um conjunto cenas arrepiantes no oitavo círculo do inferno. Na pintura, Dante, o narrador, e Virgílio, o poeta romano que o guia através da viagem, assistem a uma luta entre os condenados, o alquimista Capocchio é mordido no pescoço por Gianni Schicchi.

Saturno Devorando O Filho- Francisco Goya
Depois de Goya sobreviver a uma grave doença, que o deixou temporariamente paralítico, parcialmente cego e totalmente surdo, ele perdeu a fé no governo espanhol e canalizou a sua insatisfação em suas pinturas. O artista pintava diretamente sobre as paredes de sua casa entre 1819 e 1823 e, algumas delas, refletem a sua agitação interna. Em “Saturno Devorando um Filho”, Goya retratou o mito grego de Titan, que comeu os filhos logo após o nascimento por temer que eles poderiam tomar seu trono.

O Grande Dragão Vermelho- William Blake
Essa pintura foi fonte de inspiração para o filme “Manhunter”, de 1986 e mais tarde para seu remake "Dragão Vermelho", de 2002. A obra de Blake é aterrorizante por conta própria: “Em seguida, outro sinal no céu; um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. Sua cauda varreu a terça parte das estrelas do céu e lançou-as à terra. Em seguida, o dragão parou diante da mulher prestes a dar à luz, para devorar o filho que ela deu à luz.”



É isso galera, espero que gostem e compartilhem com os amigos.

*imagens:reprodução da internet
*com informações de fonte:
idéia fixa;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Panorama Oculto| 5 Rituais de Invocação de Demônio

Depois de uma semana estou retornando as postagens normal. Espero que gostem. A invocação de demônios para conseguir coisas mundanas é um fato para os crédulos. Cada um tem sua especialidade e pode ajudá-lo em algum ponto da vida. Esses são alguns dos rituais que, se você quiser, pode fazer para invocá-los. 1- Succubus ou Incubus Eles são os demônios que têm seu poder associado aos sonhos e à sexualidade. Succubus é um de forma feminina e Incubus de forma masculina. O conjuro deles é para se ter uma noite cheia de sonhos eróticos e sensuais. Para o ritual é necessário uma vela preta e uma vermelha, um incenso de canela e uma folha de papel branca. Una as duas velas com as ceras e coloque-as em um prato raso no quarto em que você for dormir. Escreva em círculo em uma folha branca "Eu (seu nome e apelido) invoco e dou autorização a espíritos sexuais que assumam uma aparência cativante de meu gosto nos meus sonhos e me proporcionem momentos de prazer intenso nesta noite. Assi...

Pompeia - A Grande Cidade Destruída Pelo Vesuvio

Pompeia ou Pompeios foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. No ano de 79 o vulcão Vesúvio entrou em uma erupção violenta, provocando um forte terremoto e expelindo grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumaça tóxica. Pompeia foi totalmente coberta e quase toda população morreu soterrada. As cidades vizinhas de Herculano e Stabia também foram atingidas. A cidade se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga. Espantosamente os corpos das vítimas haviam se transformado em...

Panorama Oculto| A Lenda das Caçadas Selvagens

A Crônica anglo-saxônica, uma das primeiras e mais importantes histórias dos anglo-saxões, descendentes das mesmas tribos germânicas como os nórdicos e compartilhavam do mesmo corpo de tradição religiosa, registra o seguinte evento como tendo acontecido em d. C 1127 : "Que ninguém se surpreenda com o que estamos prestes a relatar, pois era comum a fofoca no campo que, depois de 6 de fevereiro, muitas pessoas viam e ouviam um grito inteiro de caçadores. Eles cavalgavam em cavalos negros enquanto seus cães eram escuros com olhos hediondos. Isso foi visto no "Deer Park" da cidade de Peterborough, e em todos os bosques que se estendem desde o mesmo lugar até Stamford. Durante toda a noite os monges os ouviam soar seus chifres. Testemunhas confiáveis que vigiavam durante a noite declararam que talvez houvesse vinte ou mesmo trinta deles nessas caçadas selvagens'" Esta horda espectral e noturna é conhecida como "Caçada Selvagem", que foi registrada no ...